Avelã ou esverdeados
Alguns olhos possuem muitas cores para serem enquadrados em uma das categorias mais básicas( azul, verde, castanho), portanto denomina-se olho cor de avelã ou esverdeado aquele que possui cor verde, porém um halo castanho ou cinza ao redor da pupila. A íris destes indivíduos não apresenta uma concentração uniforme de melanina, havendo áreas de maior concentração (escuras ou marrons) e menor concentração (esverdeadas). É também conhecidocomo olho que muda de cor, pelas diferentes tonalidades que a luz ambiente pode imprimir a eles. São comuns na europa oriental, Arábia e Asia central.
Âmbar ou mel
São provenientes da distribuição de pigmentos amarelos na íris, que resultam numa coloração que vai de um dourado-amarelado ao cobre. Isto se deve à distribuição de um pigmento chamado lipofucsina (ou lipocromo) na íris.
Negros
São olhos castanhos com muita melanina, produzindo o efeito de parecerem negros, muito comum em pessoas de origem africana, árabe e europeus do mediterrâneo.
Vermelhos
São muito raros, presentes em uma porcentagem da população humana inferior a 0,5%, sendo decorrentes da concentração mínima ou ausência total de melanina na íris, condição conhecida como albinismo. Sendo assim somente os vasos sanguíneos da íris podem ser vistos, dando à íris a coloração vermelha. Não confundir com o efeito “olhos vermelhos” que aparece em fotografias com flash, que corresponde ao reflexo do flash na retina.
Violetas
São os mais raros entre todos os olhos, conhecidos no cinema pelos olhos da atriz Elizabeth Taylor. Olhos violeta são produto de uma baixa concentração de pigmento em olhos azuis, tornando visíveis os vasos sanguíneos da iris. Esta mistura causa uma coloração violeta na íris. É considerado uma mutação dos olhos azuis.
A cor dos olhos pode mudar? Frequentemente recém-nascidos apresentam olhos azulados, estes olhos podem adquirir outras tonalidades sendo que a cor só será definida aos 6 meses de idade. Isto ocorre porque a exposição à luz leva à produção de melanina na íris. Aos 3 anos de idade o acúmulo de melanina define a cor definitiva do olho. Entretanto é demonstrado que mesmo em adultos o sol pode estimular a produção de melanina na íris, escurecendo os olhos.